ESCONDER PÁGINA
Violência online

Perguntas e respostas

Aqueles comentários negativos que às vezes se fazem ao “estado” ou à foto de alguém podem ser considerados agressivos ou violentos?

Sim. Os comentários ao estado ou à foto de alguém podem ser uma forma de agressão ou violência quando são feitos com o objetivo de humilhar, prejudicar ou magoar alguém. É importante pensar sempre antes de comentar alguma coisa online, especialmente nas redes sociais: se pensares “como me sentiria se dissessem isto de mim?” e a resposta à questão for negativa ou desagradável, a melhor opção é não comentar. Um comentário desagradável, para além de poder criar mal-estar e desconforto a outra pessoa, é visto e revisto por imensa gente, aumentando a possibilidade de a proporção do teu comentário aumentar para níveis completamente inesperados.

A violência online só acontece quando aceitamos “amizade” de pessoas que não conhecemos?

Não. A violência online pode ser cometida por pessoas que conhecemos e por pessoas desconhecidas. O facto de não aceitares ser amigo/a de pessoas que não conheces protege-te de muitas situações perigosas. No entanto, é importante que não te esqueças que as pessoas que conheces, do mesmo modo que te podem agredir na vida real, também o podem fazer online. Segue as sugestões de segurança que indicamos aqui.

Dizer algo negativo online é tão grave como dizê-lo pessoalmente?

Sim. Ser vítima de insultos online pode ter tanto ou mais impacto negativo na vítima do que o impacto que teria se os insultos fossem realizados pessoalmente. Devido à exposição pública da violência online, qualquer pessoa pode ver, partilhar, encorajar e imitar os insultos, o que agrava ainda mais a situação. Para saberes mais sobre o impacto da violência online na vítima vai a COMO SE SENTE A VÍTIMA?.

Há alguma forma de controlar a violência que acontece online?

Sim. As redes sociais, os blogues e chats têm um campo que permite denunciar conteúdo abusivo. Caso sejas alvo de algum comentário, ou vejas que alguém foi alvo de um comentário agressivo, desagradável ou humilhante, podes denunciar a situação no website (habitualmente, estes espaços têm e-mails, links ou instruções para esse efeito). Nas redes sociais podes também bloquear essa pessoa/grupo, impedindo que publique(m) ou aceda(m) ao teu perfil. Podes ainda falar com algum adulto da tua confiança que te possa ajudar.